Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Resumo bolsista Samuel Pretto


EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS 
RUBEM ALVES


Em uma subdivisão simbólica (provavelmente advinda da caixa de brinquedos), Rubem Alves cataloga duas tarefas da educação. Poeticamente diz que o corpo carrega duas caixas. Na mão direita, uma caixa de ferramentas que configura as utilidades literais dos componentes que nela residem. E na mão esquerda, uma caixa de brinquedos, onde nela se encontram os elementos “sem utilidade”, mas que são capazes de gerar sentimentos que a caixa de ferramentas jamais será capaz de proporcionar. “As ferramentas não nos dão razões para viver. Elas só servem como chaves para abrir a caixa de brinquedos”, como comenta.
Educar os sentidos, na sua concepção, significa aguçar poeticamente todos os componentes da caixa de ferramentas e os potencializá-los ao ponto que sejam capazes de não possuir uma utilidade, simplesmente “fruir, usufruir, desfrutar, amar uma coisa por causa dela mesma”. A arte de ver, a arte de ouvir, o tato...Todas essas “artes de” devem ser aprendidas, não é algo natural. Não estamos habituados olhar, ao ouvir, ao sentir poeticamente o mundo que nos rodeia. Precisamos aprender a fazer “amor com o mundo”.



Samuel Pretto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário