EDUCAÇÃO
DOS SENTIDOS
RUBEM ALVES
Em
uma subdivisão simbólica (provavelmente advinda da caixa de
brinquedos), Rubem Alves cataloga duas tarefas da educação.
Poeticamente diz que o corpo carrega duas caixas. Na mão direita,
uma caixa de ferramentas que configura as utilidades literais dos
componentes que nela residem. E na mão esquerda, uma caixa de
brinquedos, onde nela se encontram os elementos “sem utilidade”,
mas que são capazes de gerar sentimentos que a caixa de ferramentas
jamais será capaz de proporcionar. “As ferramentas não nos dão
razões para viver. Elas só servem como chaves para abrir a caixa de
brinquedos”, como comenta.
Educar
os sentidos, na sua concepção, significa aguçar poeticamente todos
os componentes da caixa de ferramentas e os potencializá-los ao
ponto que sejam capazes de não possuir uma utilidade, simplesmente
“fruir, usufruir, desfrutar, amar uma coisa por causa dela mesma”.
A arte de ver, a arte de ouvir, o tato...Todas essas “artes de”
devem ser aprendidas, não é algo natural. Não estamos habituados
olhar, ao ouvir, ao sentir poeticamente o mundo que nos rodeia.
Precisamos aprender a fazer “amor com o mundo”.
Samuel
Pretto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário