Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Resumo bolsista Rafael Bueno

A Educação dos Sentidos
Rubem Alves

Rubem Alves valoriza o aprendizado através da experiência, uma forma revolucionaria de aprendizado indo na contramão do tradicional, do chato, do entediante e de muitos motivos que fazem crianças e adolescentes odiarem a escola.
Aprender sem saber que esta aprendendo, que aquilo é uma obrigação torna-se muito mais divertido, segundo o autor citando uma experiência que teve com seu filho onde o ensinou a gostar de música clássica e assim também foi com sua empregada.
“O prazer vem do ouvir. Quem nunca ouviu não pode gostar. Mas não é qualquer ouvir. É um ouvir especial.”
A valorização da educação dos sentidos é uma base muito interessante, saber ver e ouvir principalmente. Rubem Alves diz que temos duas caixas, a de ferramentas e a de brinquedos. Na caixa de ferramentas temos a razão e na de brinquedos o coração.
Uma pessoa que tem os olhos guardados na caixa de brinquedos verá o mundo de uma forma diferente da pessoa que possui os olhos guardados na caixa de ferramentas. Por exemplo uma pedra na caixa de ferramentas é uma pedra, não serve pra nada. Já na caixa de brinquedos uma pedra pode ser uma montanha, uma caverna, uma bola e etc.
“Os olhos que moram na caixa de ferramentas são os olhos dos adultos. Os olhos que moram na caixa de brinquedos são os olhos das crianças.”
A missão do professor segundo Rubem Alves é ensinar ao aluno a arte de pensar, ensinar não. Viver! Viver com ele a experiência de ver, ouvir e sentir, não com os olhos, ouvidos e mãos, mas sim com o coração.
“O professor que mostra a coisa ao discípulo e sorri enquanto aponta, que diz: “Preste atenção! Ouça como essa música é bonita!”,
Que toca mansamente com as mãos,
Que lê um poema para seus alunos e se sente possuído,
Está ligando o seu rosto, como memória poética, à coisa.
E assim ele é o alquimista que opera a transubstanciação dos sentidos.
E o mundo se enche de alegrias ausentes.”



Rafael Bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário