Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Resumo bolsista Mike Dilelio

Rubem Alves
A Educação dos Sentidos

Devemos seguir o caminho dos poetas que é o caminho das imagens para aprender, pois uma imagem é inesquecível. Através disso é possível mostrar o que disse por meio de imagem. Com o corpo carregando duas caixas em cada mão. A direita é a mão da destreza e do trabalho, onde se leva uma caixa de ferramentas. A esquerda, é a mão do coração, onde se leva uma caixa de brinquedos .
Nossa inteligência é desenvolvida para compensar nossa competência corporal. Assim inventamos melhorias para o corpo (acessórios e ferramentas em geral). Disse Marshall MacLuhan que todos os “meios” são extensões do corpo. Dito isso, isso são, meios para vive, pois aumentam nossa força, nos dão poder. Sem ser por meios fisiológicos, mas pela inteligência o homem se transformou no mais forte de todos os animais.
Para não começar da estaca zero, é tarefa de cada geração passar para outra a caixa de ferramentas. Desse modo, não precisam pensar em soluções que já existem. Muitas ferramentas são objetos: sapatos, escovas, facas, canetas, óculos, carros, computadores. Os pais apresentam tais ferramentas aos seus filhos e lhes ensinam como devem ser usadas, e assim por diante.
Apesar de tudo com o passar do tempo muitas ferramentas e objetos se tornam obsoletos. Quando isso acontece, são retirados da caixa e esquecidos.
A ciência é uma enorme caixa ferramentas e um saber de como fazer as ferramentas. O uso das ferramentas científicas que já existem pode ser ensinado. Mas a arte de construir ferramentas novas, para isso há de saber pensar. Pensar é a ponte para o desconhecido. E tão importante quanto à aprendizagem do uso das ferramentas existentes é a arte de construir ferramentas novas. Em um compartimento separado, está a arte de pensar.




Mike B. Dilelio

Nenhum comentário:

Postar um comentário