Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

ATA 9 2015




Ata 09 - 2015
Curso Teatro
Reunião de Área


No dia treze de maio de dois mil e quinze, reuniram-se no prédio da AABB da Universidade Federal de Pelotas 'UFPEL', localizado na rua Almirante Barroso, número 1734 (mil setecentos e trinta e quatro), dentro da sala do globo os alunos: Anderson Morais Demutti; Carlos Roberto Escouto; Evelin Cristine Suchard Aires; Gabrielle Winck Moraes; Grégori Eckert; Marcos Kuszner; Samuel Pretto; Rafael Bueno; Maickol Bessa Dilelio; Juliana Caroline; Cibele da Silva Fernandes, integrantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID do curso de Teatro da UFPEL. Acompanhados da professora Coordenadora Maria Amélia Gimmler e da professora supervisora da Escola Estadual Dr. Augusto Simões Lopes Marta Langone Rodrigues. Juntamente aos bolsistas do mesmo programa do curso de Filosofia da Ufpel e seu Coordenador. O encontro aconteceu através de oficinas de jogos teatrais que foram oferecidas aos alunos do curso de Filosofia. Logo no começo, devido a quantidade de alunos do curso de Filosofia, estes foram divididos em dois grupos. Sendo que: Carlos, Gabrielle e Maria Amélia orientaram um grupo e Cibele, Evelin e Anderson orientavam outro grupo. Aos novos integrantes do PIBID do curso de Teatro foram sugeridos participar das atividades juntos com os alunos da Filosofia. A metodologia aplicada foi elaborada a partir de um estudo voltada à Educação do Sensível e dos Sentidos. Os exercícios seguiram conforme o plano elaborado pelos bolsistas do Teatro, sendo eles: “Teia”, “Exercício dos bons dias”, “Rosto e Gosto”, “Odor das Mãos”, “Floresta de Sons”, “Maquina de Ritmos” e “A Menor Superfície”. Alguns alunos do curso de Filosofia apresentaram certa dificuldade com os exercícios no começo, deixando-se fluir naturalmente mais tarde conforme discussões sobre os mesmos eram abertas entre um exercício e outro. Após os exercícios foi feita uma pausa para o café. Em seguida, uma grande roda foi aberta e ambos os grupos discutiram coletivamente refletindo sobre os exercícios propostas e sua completude. A presente ata foi lavrada por Maickol B. Dilelio e abaixo assinada pelos participantes. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx



Nenhum comentário:

Postar um comentário