Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

ATA 4 2015





ATA 04 – 2015
Curso licenciatura em Teatro
Reunião de área



Ao oitavo dia do mês de Março de 2015 (dois mil e quinze), reuniram-se no prédio dos cursos de Teatro e Dança da Universidade Federal de Pelotas ‘UFPEL’, localizado na rua Almirante Tamandaré número 275 (duzentos e setenta e cinco), dentro da sala branca dois, os alunos: Anderson Morais Demutti, Carlos Roberto Escouto, Evelin Suchard, Cibele da Silva Fernandes, Marcos Kuszner, Rafael Bueno, Gregori Eckert, Maickol Dilelio, Samuel Pretto, integrantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ‘PIBID’ do curso de Teatro da ‘UFPEL’. Acompanhados da professora Coordenadora Maria Amélia Gimmler e supervisora professora de Artes da escola Simões Lopes, Marta Langone Rodrigues. A reunião iniciou-se com a Maria Amélia orientando o bolsista Rafael sobre a abertura de sua conta corrente. Amélia justificou a ausência de Gabriele Winck. Samuel indagou sobre o funcionamento do PIBID. Maria explicou as ações do programa na escola e o planejamento feito pela área em eventuais ações. Ela também citou as escolas onde o programa atua. A reunião se dá com uma roda de apresentações dos pibidianos antigos e os novos. Depois, iniciou-se um relato das experiências dos pibidianos antigos nas escolas, ocorridas no ano passado. Samuel a Marcos relataram as experiências em suas escolas com o modelo politécnico de ensino e os dois ressaltam a alegria e a importância de atuar como licenciando em teatro na escola. Maria Amélia falou da sua preocupação quanto aos docentes que se formam sem trabalhar a interdisciplinaridade o que acaba prejudicando a proposta de ensino atual. Marta relatou sobre a experiência em sua escola ‘’Simões Lopes’’ e a preocupação dos docentes e discentes em entender claramente a didática interdisciplinar e o modelo de ensino politécnico. Após, foi feito a leitura do objetivo do projeto PIBID-UFPel teatro no PIBID. Os comentários acerca do projeto e a prática foram dados por Maria Amélia. Foi feita a distribuição dos pibidianos novos por escolas. No Instituto Assis Brasil ficaram: Anderson, Cibele e Gregori. Na escola Félix da Cunha ficaram: Carlos, Evelyn e Rafael. Na Silvia Mello ficou: Gabriele, Samuel e Juliana. No Simões Lopes ficou: Adriana, Maickol e Marcos. Depois foi feita a discussão e os ajustes finais da oficina que será ministrada na quinta-feira, dia 9 (nove), para acadêmicos do curso de farmácia. Foi repassado as tarefas para os próximos encontros. 15/04 (quinze do quatro): leitura do relato da mostra de cena e escola de espectadores na escola realizado no ano passado. 22/04 (vinte e dois do quatro): leitura do resumo dos dois primeiros textos da revista Humbold. 06/05 (seis do cinco): encontro com alunos do curso de filosofia para discussão dos textos da revista Humbold. 13/05 (treze do cinco): oficina dos pibidianos do Teatro para os pibidianos da filosofia. Depois de acertado os estes informes, a reunião foi encerrada. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Nenhum comentário:

Postar um comentário