Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

ATA 2 2015




Ata 01 - 2015
Curso Teatro
Reunião de àrea

Ao décimo oitavo dia do mês de Março de 2015 (de dois mil e quinze), reuniram-se no prédio dos cursos de Teatro e Dança da Universidade Federal de Pelotas ‘UFPEL’, localizado na Rua Almirante Tamandaré número 275 (duzentos e setenta e cinco), dentro da sala branca dois, os alunos: Anderson Morais Demutti, Carlos Roberto Escouto, Gabrielle Winck Moraes, Adriana Nunes Vianna, integrantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ‘PIBID’ do curso de Teatro da ‘UFPEL’. Acompanhados da professora Coordenadora Maria Amélia Gimmler Netto e supervisora professora de Artes da escola Simões Lopes, Martha Langone Rodrigues.
A reunião começou pela pauta, saída de três colegas bolsistas e da supervisora da escola Sylvia Mello. Portanto será aberto um edital para a reposição das vagas abertas e suplentes até o final deste mês de Março. Relatos das atividades interdisciplinares, sobre a escola Simões Lopes, Adriana relatou que ainda não foi realizada a primeira reunião na escola pois a coordenadora está de licença. Na escola Sylvia Mello, as atividades foram retomadas, o projeto interdisciplinar está sendo construído de forma coletiva, as reuniões na escola estão sendo realizadas dois dias por semana, nas terças-feira e nos sábados conforme relatou Gabriele. No instituto Assis Brasil Anderson relatou que as reuniões começaram, o Coordenador da escola sugeriu que os bolsistas levassem temas relacionados com os jovens e escolas a fim de dar seguimento aos estudos para a elaboração do projeto interdisciplinar. Na escola Félix da Cunha, Carlos relata que as atividades retomaram, com um intuito de elaborar o projeto interdisciplinar o grupo se dividiu em grupos para preparar atividades a serem apresentadas e executadas, para futuramente criar o projeto maior. A Coordenadora Maria Amélia trouxe a proposta de reunir um grupo para uma intervenção docente na disciplina de Comunicação e Saúde do Curso de Farmácia, ficou decidido que na próxima semana será feito o fechamento da equipe que virá a ministrar. Outra pauta foi a remarcação das datas de leitura dos resumos. Estabeleceu-se um cronograma de atividades, no dia vinte e cinco de Março leitura dos registros e observações para os colegas bolsistas. No Primeiro dia de Abril, leitura dos registros sobre a mostra de cenas e escola de espectadores. No oitavo dia de Abril, leitura do resumo do texto Práticas Teatrais e Formação de Espectadores (Flávio Desgranges). No Décimo quinto dia de Abril, leitura do resumo do texto Teatro Pós-dramático, doze anos depois (Hans-Thies Lehmann). No vigésimo segundo dia de Abril, leitura do resumo da revista HUMBOLDT. Também foi sugerido pela coordenadora possível diálogo com integrantes do PIBID Filosofia e visita do professor Ney Bruck do curso de Teatro, para o vigésimo nono dia do Mês de Abril. A presente ata foi lavrada por Anderson Morais Demutti e abaixo assinada pelos participantes.

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