Sobre o Projeto

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é um programa do MEC, fomentado pela CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFPel, desde 2010, o curso de Teatro está participando, juntamente com os demais cursos de licenciatura. Atualmente somos um grupo de 12 alun@s do curso de Teatro - Licenciatura da UFPel, bolsistas do PIBID - CAPES/MEC. Desenvolvemos ações específicas da área de teatro e projetos educacionais interdisciplinares, no momento, atuando em quatro escolas públicas parceiras do programa, em Pelotas/RS, orientados pelas professoras/es supervisoras/es das escolas e pelos coordenadores de área.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

ATA 15 2015




Ata 01 - 2015
Curso Teatro
Reunião de àrea

No dia Vinte e quatro de junho, o grupo do Programa institucional de bolsas em iniciação à docência ‘’PIBID-Teatro-Licenciatura’’ da Universidade Federal de Pelotas ‘’UFPel”, reuniram-se no prédio dos cursos de Teatro e Dança, localizado na Rua Almirante Tamandaré, número duzentos e setenta e cinco, na sala branca dois, os bolsistas: Rafael de Camargo Bueno; Juliana Caroline Silva; Marcos Kuszner dos Santos; Carlos Roberto Escolto; Adriana Nunes Felgar; Anderson Morais Demutti; Evelin Cristine Suchard Aires; Samuel Pretto; Gabrielle Winck Moraes; Cibele da Silva Fernandes, Grégori Eckert, Mike B. Dilelio, acompanhados da coordenadora Maria Amélia Gimmler Netto. A reunião começou com a leitura dos resumos expandidos dos artigos científicos que serão enviados para o Congresso de iniciação científica 2015. Ficou acordado que os artigos deverão ser entregues à coordenadora até a data limite, 08 de julho, devido a um congresso onde ela se fará presente. O primeiro artigo a ser lido foi o escrito por Juliana, Grégori e Maickol, onde foi dado as devidas modificações. O segundo artigo a ser lido foi do grupo do Samuel, Marcos e Rafael, onde trouxeram a inquietação quanto a abordagem do texto, e o que explanar sobre o dia do desafio. Entra-se na questão sobre a inovação, que pede-se no CIC 2015. O grupo discute e chega a conclusão que o citado é subjetivo. Através do seu artigo, Carlos focaliza no projeto interdisciplinar da Escola Félix da Cunha, onde o mesmo atua. A coordenadora Maria Amélia diz que o ético é que os coordenadores do projeto interdisciplinar sejam os orientadores do artigo. O quarto artigo é de Cibele e Anderson, onde os mesmos fazem a leitura e colocam ao grupo que falta colocar o texto nos moldes exigidos do CIC. A Gabrielle coloca a sua indecisão, quanto a se escreverá o artigo pelo PIBID, ou pelo seu TCC – orientado pela Profª. Dra. Fabiane Tejada, até o próximo encontro ela irá se decidir. A Drica está com dificuldades de colocar suas ideias no papel, então a coordenadora propõe que a Évelyn e a Drica façam o artigo em conjunto. A segunda pauta do dia refere-se a oficina do EJA. Estiveram presentes na oficina os seguintes bolsistas: Évelyn, Gabrielle, Anderson e Drica. A previsão inicial era que tivessem presentes 40 alunos, mas apenas 14 alunos acompanharam. A impressão que os pibidianos tiveram é que o grupo não estava interessado em ir a escola, não queriam estar ali, mas tinham que se fazer presentes devido a formação mínima escolar que é requisitada atualmente. Houve uma pequena mudança da postura do grupo até o fim da oficina, pois se soltaram um pouco mais, obteve-se maior interesse e envolvimento. O assunto será retomado no próximo encontro. Estiveram presentes no encontro do dia vinte e sete os bolsistas: Rafael de Camargo Bueno; Juliana Caroline Silva; Marcos Kuszner dos Santos; Carlos Roberto Escolto; Adriana Nunes Felgar; Anderson Morais Demutti; Evelin Cristine Suchard Aires; Samuel Pretto; Gabrielle Winck Moraes; Cibele da Silva Fernandes, Grégori Eckert, Mike B. Dilelio, acompanhados da coordenadora Maria Amélia Gimmler Netto.
A presente ata foi lavrada por Anderson Morais Demutti e abaixo assinada pelos participantes.

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